Pretendo manifestar minha opinião e ler as dos amigos sobre qualquer assunto que me ocorra. Vocês podem não acreditar, mas não sou perfeito, então, caso discordem, podem postar na boa. Se concordar, sugerir, lembrar, criticar fiquem a vontade. Abraço,

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O Senhor das Moscas - Livro e Filme


Revi recentemente o filme o Senhor das Moscas, do diretor Hank Hook, com Chris Furrh e Paul Getty. Assisti o mesmo quando eu tinha 20 anos e me causou, naquele ano (1991), certa repugnância e revolta, mais pelos aspectos de maldade das crianças e pela choramingança do principal personagem (pra mim), o Porquinho Asmático. De trágico desfecho, nem percebi as mensagens subliminares que o enredo porporcionava, tanto que achei o final frustrante naquele ano.
Ao rever, percebi em mim mesmo a oscilação na leitura dos fatos, ou seja, quando vc assisite ou lê alguma coisa entumescido de ideologia, seja de esquerda ou de direita, temos uma tendência a interpretar de certa maneira a obra. Hoje, como abandonei qualquer hipocresia de solução coletiva, vendo o filme, pude vincular os personagens a determinados sistemas propostos ao longo das últimas décadas, como democracia, os governos, a ciência, entre outros. Um bom filme, de difícil acesso (Professor Roberto Caramori que me emprestou) e que vale a pena ser visto.
Isso me impulsionou a pegar com a professora Marcia Frozza o livro homônimo, do escritor inglês Wiilian Golding (Prêmio Nobel de Literatura em 1983). Como na maoria das vezes, o livro é mais rico, completo e reflexivo. Os personagens parecem flanar entre o que escreveu Golding e no que o Hook os transformou.
Recomendo ambos para os amigos, ver o filme pelas materializações das maldades dos meninos e ler o livro (diz que ele estabeleceu contra ponto com a teoria do Bom Selvagem, de Rosseau, mas não li).
Espero que gostem. É minha estréia sobre críticas de filmes e lviros. Vou abordar na sequência (dependendo do meus estado de espírito) Onde os Fracos Não tem Vez (Javier Barden incrível!!), Os Indomáveis, Elizabeth e o livro Adeus, China.
T+
Marco

2 comentários:

Bruno Kohl disse...

Finalmente estou visitando seu blog, Marcão...Fiquei bem interessado em saber mais sobre O senhor das moscas,assim que ve-lo...postarei algo em meu Blog tmb...
Um abraço

BRUNO KOHL
(ps. não se espante com meu pseudonimo)

Marco Cordeiro disse...

Ok Bruno,
Prometo não me assustar com seu pseudônimo...Mas quero depois que me conte o por quê. Sei que vc gosta dos Kaufmann (Phillip, isso?), mas Hans não sei ainda...
Abraço e assista The Lord of Flies...posso te emprestar,c aso vc queira, mas preciso achar primeiro

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Xadrez em Lages há 14 anos. No Colégio Santa Rosa de Lima Colégio Bom Jesus Diocesano Prefeitura de Lages (FME) Unimed/Lages.

Seguidores