Pretendo manifestar minha opinião e ler as dos amigos sobre qualquer assunto que me ocorra. Vocês podem não acreditar, mas não sou perfeito, então, caso discordem, podem postar na boa. Se concordar, sugerir, lembrar, criticar fiquem a vontade. Abraço,

terça-feira, 28 de outubro de 2008

MINHA AMADA (PARTIDA) IMORTAL



Duas fotos do Fier, tomadas emprestadas de seu orkut. Contra o Lima eu estava lá, disputei o Brasileiro de Blitz (fiquei em 6º no Classificatório, inclusive empatando com o GM Milos. Depois perdi pro Pelikian, no segundo cruzamento). Abaixo o texto que bolei sobre a partida...


Todo capivara quando ganha de um jogador muito mais forte, adora mostrar a partida para quem tenha disposição (ouviram, meus algozes?). Hoje estou na perspectiva do tal capivara (só hoje?). Tive minha primeira partida contra o Fier (hoje o maior jogador brasileiro em atividade, na minha opinião) no ano de 2000, no Aberto do CEFET-PR, na capital paranaense, onde ele com uns 10 anos (nem fui pesquisar, então pode ser que sim ou não) me deu um trabalhão tabals foi um resultado comemorado por mim pelas peculiaridades da posição. Desde então foram só derrotas, algumas muito convincentes (JASC 2205) e outras que sai com a sensação que tinham me levado a carteira, pois parecia mágica o que fazia o talentosíssimo Alexandr. No entanto, na 6ª rodada do Sulbrasileiro de Matinhos/PR, dia 13 de agosto de 2006, deparei-me com o GM (na época ele tinha míseros 2459 de FIDE, bem diferente do Fide dele hoje). Eu com 2170, de brancas, preparei algo contra uma alekhine dele. Por conta do destino, joguei contra ele uma semana antes, no Circuito Catarinense de Xadrez Rápido, em Concórdia, quando na mesma posição chave, joguei mal e perdi. Me preparei, com um livro específico de Alekhine e consegui acertar a linha. Então, compartilho com você, raro leitor do meu blog, esta façanha, que entrou pra história do xadrez de Marco Cordeiro. Aqui em Lages só se fala em outra coisa... Espero que apreciem e se o GM Fier ver a partida também, valeu, amigo!!
Envio em .doc, ok?? Desculpe pela minha falta de hábito com os programas de envio de partida.

Sulbrasileiro Absoluto de Xadrez
Matinhos-PR, 13.08.2006.
6ª Rodada
Brancas – Marco Aurélio Zaror Cordeiro (2170 CBX)
Negras – Alexandr Hilário Takeda dos Santos Fier (2459 FIDE)
Lances- 1.e4 (sempre é muito difícil escolher uma abertura contra um jogador tão bem preparado como o Fier, mas como Alekhine é uma das raras aberturas que já estudei, não me senti tão perdido e fazia mais de um ano que estava algo preparado para o futuro GM)1...Cf6 2.e5-Cd5 3.d4-d6 4.c4-Cb6 5.f4 (escolho uma das mais agudas linhas contra a Alekhine, mas também a que mais eu estudei. Outras continuações me parecem melhor para o Fier, já que analisamos a partida dele com o Alfeu no Brasileiro Juvenil, entre outras.) 5...dxe5 6.fxe5-Cc6 (considera-se neste momento também 6...c5, uma linha cheia de temas táticos, onde quem não estiver “por dentro” dos detalhes da posição, fica perdido rapidamente. Outras opções são 6... g6 e 6...Bf5) 7.Be3 (Único. 7.Cf3 é inferior por permitir Bg4) 7...Bf5 (eis a vantagem de 7.Be3, pois as negras precisam jogar o Bispo de c8 antes de jogar e6, “ganhando” assim as brancas, um tempo) 8. Cc3 – e6 (Esta é a posição chave do confronto Marco x Fier. No Circuito Catarinense de Xadrez Rápido, etapa de Concórdia, nesta mesma posição, atrasei involuntariamente o Cf3 e joguei Be2, que em nada altera. Porém, Fier jogou uma linha algo inferior, mas mal refutada por mim. Depois disso, estudei a linha e continuei a jogar Be2, mas consciente do que se passava, acho) 9. Be2 (9.Cf3) 9...Cb4 (Segundo meus estudos, esta linha é inferior por deixar o Branco com mais espaço, melhor desenvolvimento e um futuro peão fraco das negras em c6. A idéia é acelerar um c5 para o Negro, após o forçado Tc1 das Brancas, mas o preço por “bater” na cadeia pode custar o tempo mais precioso nesta abertura) 10. Tc1 (único) 10...c5 (idêntica a outra partida. Creio que o Fier imaginou que ganhando aquela no Circuito nesta linha, repeti-la seria suficiente, mas relembrando a primeira, a vitória saiu por detalhes, mais por ser 21 minutos do que pela força da linha que o Negro escolheu) 11. Cf3!? (Na 1ª partida, fiquei pressionado para manter a cadeia de c4,d4 e e5, pensando até que Be2 foi um erro. Agora foi possível conceituar as compensações) 11...cxd4 (O correto aqui é 11...Be7, apesar que o Branco fica bem com 12.0-0 – 0-0 13. a3 – Cc6 14.dxc5! – Cd7 15. b4, perdendo o peão de e5, mas com grande vantagem na ala da Dama. A linha acaba com 15. b4. Em análises próprias, continuei com 15...Cdxe5 16.Cxe5 – Cxe5 17.Dd4 me pareceu a mais ativa das linhas. O Branco tem o par de bispos, assim como o Negro, mas os quatro peões na ala da dama, garantem a grande vantagem) 12. Cxd4 (Aqui fica claro que o tempo em cima do Bf5 é de grande valia para o Branco) 12...Bg6 13.0-0 (Consciente do esteticamente perigoso Bc5 das Negras, mas meu melhor lance estava preparado) 13... Bc5 (O trunfo deste lance é capturar o Be3 com xeque, não permitindo neste momento qualquer bom salto do Cavalo, por exemplo 14. Cf5 – Bxe3+ 15. Cxe3 – Cc6 e o peão de e5 está comprometido, mas...) 14. Rh1 !! +_ Branco Melhor [ Segundo o próprio Fier, este lance escapou de suas análises, quando escolheu jogar Bc5. Agora o Branco ameaça Cxc6, pois se Bxe3 (antes era
com xeque) a Dama Negra fica no ar. Se trocar antes em d1, o Branco tem o lance intermediário Cxg7+ e o Rei Negro não tem casas sem que o Branco capture a Dama em d1 ou o Bispo em c5 com xeque. O negro ameaçou Cc6 quando jogou Bc5, o que seria quase ganhador, se o Rei Branco ainda estivesse em g1] 14... De7 (defendendo o Bc5, mas permitindo forte continuação das Brancas e seus aliados em a,b e c. Considerei algo melhor 14...Tc8 para o Cavalo de b4 voltar por a6, trocar o B em d4 e esperar na defesa com Cc7, mas o Branco já estaria superior) 15. a3 (iniciando uma pequena avalanche dos peões de a,b e c) 15...Cc6?! (Ca6 parecia melhor) 16. Cxc6! ( a linha escolhida pelo Branco é clara,forçada e quase atingindo vantagem decisiva) 16...bxc6 17. Bxc5- Dxc5 18. Dd6! (protegendo e5, “convidando” trocas de Dama, o que deixaria um forte peão em d6, além de ameaças com c5, trocar o Cavalo em d5 e continuar com Ba6, a4 e b5, deixando fracos os pontos d5, a7 e c6. Outra vantagem da Dama em d6 é para paralisar o rei. Se o Negro tivesse rocado, como era recomendado antes de atacar prematuramente a cadeia de peões do Branco, a vantagem seria mínima agora)18... Cd7 (evitando trocas, porém...)19.b4 ! (a continuação de Dxc5-Cxc5 e Tfd1 dava uma pequena vantagem ao Branco) 19...Dxe5 20. Dxc6 (Cravando o Cavalo Negro, ameaçando a Torre em a8, não permitindo o 0-0 das negras pelo Cavalo no ar em d7 e criando o peão passado, unido e protegido da coluna c) 20...Td8 21. Tfd1 (mais uma vez não permitindo rocar e deixando o negro sem boas opções. Aqui o Fier pensou muito, equilibrando o tempo dos jogadores, mas a situação é crítica, por anular algo muito forte no jogo do Fier, o contra ataque) 21...De3 (ameaçando o roque) 22. Dd6 (vantagem decisiva para as Brancas) 22...Db6 23. c5 (pensei “agora é uma questão de técnica, o que me deixou com medo, eheheh) 23...Dxd6 24. Txd6 – Re7 (24...0-0 25. Tcd1 ganhando) 25. Ta6 (formando o 3º peão passado e lacrando qualquer atividade do negro) 25...Ce5 (25...Ta8 26. Bf3) 26. Txa7+ Rf6 27.b5-Bd3 (Tentando atividade, pois o Fier viu que a diagonal h7/b1 em nada adianta para seu bispo, porém os peões são difíceis de parar) 28. Bxd3 – Txd3 (28...Cxd3 29. Tf1+ e mais um peão se vai) 29. c6 – Tc8 (O único golpe do Negro seria Thd8, para tentar Txc3, mas c7 não permite, por capturar a T em d8 com xeque) 30. h3 (evitando qualquer surpresa e não permitindo Cxc6 por bxc6, Txc6 3 Ce4+ ganhando) 30...Rg6 31. c7 (Neste momento, uma bela menina enxadrista de Londrina, que já estava acompanhando a partida, não sai mais do lado do Fier, ficando clara sua torcida pelo MI Don Juan, me deixando um pouco constrangido, tanto por sua beleza- da menina Fier, da menina!!- bem como por sua veemente torcida 31...Cd7 32.a4 – f5 33. a5-Td6 (último suspiro, tentar trocar cavalo por dois peões, buscando posições de empate, mas desta vez, tive paciência) 34. Ca4 Abd 1-0. Boa partida, vencida pela preparação e estudo. Se eu tivesse vergonha na cara, estudaria com mais freqüência, também outras aberturas. Vejam bem, se eu tivesse, falei, se eu tivesse!

3 comentários:

suzanefaita disse...

confesso!!! não consegui ler a partida, pior quando começou a parte da partida... eu fugi.. nem comecei, vim deixar meu comentário, sobre a primeira parte do texto... fui covarde, pensei "não vou entender", não é mentira, eu pensei "é muito chato não vou ler"... desculpe... eu queria ser uma amiga melhor

DENISE disse...

Olha só. Apesar de vc. ter ganho eu
sugiro que na próxima vez vc. estude pelas partidas do GM (que não é General Motor) JB . Tenho certeza que a vitória será mais fácil e caso seja derrotado o seu vocabulário estará enriquecido para expressar o quão p da cara vc. ficou

Marco Cordeiro disse...

Ok, amigas.
Seguirei os conselhos sim. Su, discordo, vc é uma boa amiga. Quem sabe seja uma qualidade não conhecer tanto sobre xadrez, assim engano melhor...
Dê, estudarei as partidas do GM (General Motors dá mais $$ que Grande Mestre, acho...)JB, mas desde que ele escreva, porque se for me falr os lances, ferrou tudo!!
Bjos e obrigado por visitarem meu tão esforçado blog

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Xadrez em Lages há 14 anos. No Colégio Santa Rosa de Lima Colégio Bom Jesus Diocesano Prefeitura de Lages (FME) Unimed/Lages.

Seguidores