Pretendo manifestar minha opinião e ler as dos amigos sobre qualquer assunto que me ocorra. Vocês podem não acreditar, mas não sou perfeito, então, caso discordem, podem postar na boa. Se concordar, sugerir, lembrar, criticar fiquem a vontade. Abraço,

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

ADEUS, CHINA


Terminei esta semana o livro ADEUS, CHINA - O ÚLTIMO BAILARINO DE MAO, contando a história do bailarino Li Cunxin. Criado na Comuna de Quingdao, no interior da China, tem uma chance no Ocidente (Estados Unidos) e nunca mais volta a Pequim (somente a passeio). A biografia é de autoria do próprio Cunxin (na China o sobre nome vem primeiro, então Li era toda a família, Cunxin, o protagonista), que consegue passar ao leitor uma visão interessante sobre o modelo comunista de Mao tsé Tung e das dificuldades em viver em um país tão habitado, sem recursos e liberdade. Me lembra bastante exemplos de esportistas cubanos e do antigo Leste Europeu, que ao sentirem o doce sabor do consumo e da livre iniciativa, pensam como conseguiram viver por tanto tempo com "quase nada". Retratando muito bem o núcleo familiar dos Li, a obra é repleta de entusiasmo e paixão. Sempre gostei de conhecer as ditas "ideologias" pelo drama, ou seja, pela experiência de alguém que esteve sob esta ideologia, do que ler o tal "Livro Vermelho" de Mao e sua Cartilha Comunista ou qualquer outra panacéia coletiva.
Uma passagem muito interessante é uma lição do DIA (pai em chinês) do Cunxin, que fala para ele:
-Meu filho, pode-se perder tudo, menos a dignidade...
Editora Saraiva. Eu emprestei da sempre amiga Marcia Frozza, mas já devolvi. Custa uns R$40,00
Creio que quem ler, gostará.
Olha a capa aí, que bonita...

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Xadrez em Lages há 14 anos. No Colégio Santa Rosa de Lima Colégio Bom Jesus Diocesano Prefeitura de Lages (FME) Unimed/Lages.

Seguidores