Pretendo manifestar minha opinião e ler as dos amigos sobre qualquer assunto que me ocorra. Vocês podem não acreditar, mas não sou perfeito, então, caso discordem, podem postar na boa. Se concordar, sugerir, lembrar, criticar fiquem a vontade. Abraço,

domingo, 16 de novembro de 2008

Onde os Fracos Não tem Vez - O filme de 2007/2008










Talvez o melhor filme que vi em 2008 seja mesmo Onde os Fracos Não tem Vez.



Os irmãos Cohen (Ethan e Joel, do fabulosos Fargo e Matadores de Velhinhas) realizaram uma obra prima, que eu entitulo um faroeste moderno. Nada como contemplar uma interpretação impecável do Tommy Lee Jones e dos bons Woody Harrelson e Josh Brolin que tornaram ainda mais atrativo o enredo, baseado no livro de Cormac McCarthy, adaptado pelos prórios Joel e Ethan para a telona. Bom, esses até teriam vez em apareceer senão fosse pelo Javier Bardem, que arrebata todos os elogios e marca a história dos psicopatas (como Nicholson em O Silêncio dos Inocentes e O Iluminado e Robert De Niro em Cabo do Medo) e consegue passar uma indiferença diante do que é certo e do que ele tem de fazer.



A trama se passa quando, num acerto entre traficantes, uma mala cheia de grana acaba com o caçador meio lerdo Llewelyn Moss (Brolin), que sabe que será perseguido, mas resolve fugir e tentar embolsar a bolada. Nisso, entra em cena um fugitivo da Polícia, maluco e psicótico Anton Chigurh (Bardem), que irá pelos Estados Unidos (e fora dele também) para recuperar o dinheiro.



Com final pouco otimista, Onde os Fracos Não tem Vez ganhou 4 Oscars, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Javier Bardem) e Melhor Roteiro Adaptado. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Som e Melhor Edição de Som.



Pra quem gosta de um bom filme, um western moderno, com alma e contemplar boas interpretações, é imperdível.



Veja as fotos do Jones, Barden e alugue rápido...

4 comentários:

Bruno Kohl disse...

dae Marco Obrigado pelo comentario de O Nevoeiro... vai ai um pedaço da postagem que fiz de Onde os Fracos Não Tem Vez.:

"Os Fracos.." são dois filmes... Um cuspido pela perplexia da personagem de Tommy Lee Jones na contemplação dos indicios de que ele era apenas uma voz sem eco em sua propria vida. E outro filme escracha a espécie humana e seu comportamento perante seu destino inevitável. A desilusão do paralelismo ser levado até o final não é culpa dos diretores e sim da coleira hollywoddyana impondo o mundo surreal de que todos se encontram ao final das duas horas de projeção de um pós-western. Em O GANGSTER de Ridlley Scoot as histórias se encontram se voce quiser ( até o JOSH BROLIN está lá).
Portanto, não brigue com o desconforto que o filme te traz, ele não foi feito para finais felizes.
E se o mundo premia com alegria uma das mensagens mais pessimistas dos ultimos tempos, se os Coen se negaram a fazer um filme celebração para brincar de arautos malditos e foram recebidos com ramas nos pés, realmente não há o que comemorar. O mundo parecer querer a as escolhas de Chigurh. Ou pelo menos o trauma de te-lo conhecido. "

HK

Unknown disse...

Boa dia Marco Aurélio, vou tentar locar uma hora dessas!
Onde os fracos não tem vez lembra muito minhas partidas!!! hahahahah
Nos vemos na quinta e segure tuas pecitas...rs

Anônimo disse...

"Nicholson em O Silêncio dos Inocentes" ????

Silvio Cunha Pereira disse...

Um grande filme!
Pô Marcão, como é que voce coloca um monte de posts anteriores ao primeiro e não avisa lá na frente? Isso é auto sabotagem. Continua que é sempre um prazer ler (e ouvir) seus comentários.
Um grande abraço
PS: onde esta Nicholson, leia Anthony Hopkins

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Xadrez em Lages há 14 anos. No Colégio Santa Rosa de Lima Colégio Bom Jesus Diocesano Prefeitura de Lages (FME) Unimed/Lages.

Seguidores